Linhas de Atuação

Iniciativas de capacitação, educação ambiental e mobilização voltadas a agricultores, comunidade escolar e sociedade

A Lei federal nº 9.974/00, que instituiu a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, estabeleceu que indústria fabricante, os canais de distribuição e o poder público são responsáveis por realizar campanhas de conscientização do agricultor sobre os procedimentos corretos de lavagem e devolução das embalagens.

Como representante da indústria, o inpEV atua fortemente nessa conscientização por meio da elaboração de materiais específicos com foco nessa orientação, disponíveis na seção Materiais Educativos e Campanhas.

Integrantes do Sistema Campo Limpo – como agricultores, canais de distribuição e responsáveis pelas unidades de recebimento – e participantes potenciais contam com orientação específica sobre o passo a passo do funcionamento do Sistema. Esse público também é alvo de campanhas periódicas de conscientização e mobilização.

Mas o Instituto foi além e vem se destacando como um disseminador da conscientização de diversos públicos sobre a importância da preservação ambiental. As iniciativas têm foco na conscientização social e na consolidação de uma atitude ambientalmente responsável, e são direcionadas a públicos específicos.

Agricultores estudantes

Agricultores, estudantes e o público interessado em aprender mais sobre a logística reversa das embalagens provenientes do Sistema Campo Limpo contam com o Portal de Educação a Distância. Para acessar os conteúdos, basta se cadastrar diretamente no portal.

Comunidade

Com foco na comunidade do entorno das unidades de recebimento, o Instituto também promove o Dia Nacional do Campo Limpo, que celebra os bons resultados do Sistema e busca inserir o debate ambiental em uma agenda mais ampla.

Comunidade escolar

A comunidade escolar – professores e alunos – é atendida com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que disponibiliza conteúdos complementares de educação ambiental a instituições de ensino de todo o país.

A cada ano, um novo tema é abordado, e seu desenvolvimento é alinhado aos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Para conhecer melhor o programa e saber como participar, consulte o site do PEA.

Saiba mais: