Autossuficiência econômica do Sistema - Logística Reversa das Embalagens - inpEV
Logística Reversa

Autossuficiência econômica do Sistema

Autossuficiência econômica do Sistema

Desde sua criação, o inpEV busca a autossuficiência econômica do Sistema Campo Limpo, uma vez que o programa não visa lucro, sendo integralmente financiado por agricultores, distribuidores, cooperativas e indústria fabricante, cada grupo com sua parcela de responsabilidade. Por isso, o instituto investe em parcerias com várias empresas recicladoras que oferecem segurança do cumprimento da lei – o grande objetivo do programa – sem qualquer risco ambiental.

Em 2008, porém, foi dado um passo importante para alcançar a autossuficiência econômica, fechando o ciclo de gestão das embalagens de defensivos agrícolas dentro da própria cadeia. Naquele ano, foi criada a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A., empresa que produz resinas pós-consumo, já com vistas à fabricação de embalagens plásticas para a própria indústria do setor. Experiência única no mundo, a Campo Limpo integrou 30 acionistas fabricantes de defensivos agrícolas e foi concebida de acordo com os conceitos de ecoeficiência para não gerar impactos ambientais, possuindo moderna estação de tratamento de efluentes, sistema de reaproveitamento da água da chuva e uso racional da luz solar.

No ano seguinte, a Campo Limpo lançou a Ecoplástica Triex, embalagem reciclada produzida a partir de um processo pioneiro, certificado pela ISO 9001:2000. Além de ser uma solução inovadora para o fechamento do ciclo da gestão das embalagens de defensivos agrícolas, a Ecoplástica possibilita ganhos ambientais muito significativos: cada embalagem de 20 litros produzida evita a emissão de 1,5 Kg de CO2 equivalente. Além disso, é a primeira embalagem fabricada com resina reciclada para agroquímicos a obter certificação UN (para transporte terrestre e marítimo de produtos perigosos) no mundo.

Para mais informações sobre a empresa e sobre a Ecoplástica Triex, visite o site da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos.



  • Av. Roque Petroni Júnior, 850 - Torre Jacerú - 18º andar
    CEP: 04707-000 | Brooklin - São Paulo - SP
  • Fone:
    55 11 3069.4400
  • © 2013 inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias / Todos os direitos reservados.