InpEV participa de conferência sobre Defesa Agropecuária

Programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias será apresentado como exemplo de boa prática agrícola

O Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, será apresentado durante a 6ª Conferência Nacional em Defesa Agropecuária, evento que acontece em Salvador (BA). O gerente de Logística do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Mario Fujii, abordará o modelo de gestão da correta de destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas durante debate sobre os desafios e perspectivas para o uso adequado de agrotóxicos. A devolução das embalagens, incluindo as tampas, é uma obrigação legal do produtor rural que lança mão desse tipo de produto em sua propriedade.

“Por isso, é de extrema importância disseminar conhecimento e trocar experiências para que tenhamos uma agricultura ainda mais sustentável, com processos e práticas que contribuam com a conservação do meio ambiente. E o Sistema Campo Limpo está inserido neste contexto, já que o Brasil, com o engajamento de todos os elos da cadeia produtiva do agro, dá correta destinação para 94% das embalagens vazias plásticas primárias de defensivos agrícolas”, destaca Fujii. O Brasil é hoje referência mundial no setor.

O evento é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa/CNPMF, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com as Universidades Federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e também pelo Governo do Estado da Bahia. A participação do inpEV será durante a mesa redonda “Agrotóxicos: desafios e perspectivas para o uso adequado”, que acontece no dia 06 de junho, a partir das 9h.

Sobre o inpEV

Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Informações para a imprensa:
Ogilvy | PR & Influence
Daniela Mesquita – Tel.: 11 3024-9324 | E-mail: daniela.mesquita@ogilvy.com


Fonte: