InpEV e Andav assinam termo de compromisso setorial de resíduos sólidos

Termo celebrado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo reafirma excelência do trabalho realizado pelo Sistema Campo Limpo

O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), celebraram, na manhã do dia 05 de outubro, assinatura do Termo de Compromisso para a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no estado.

O documento, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Política Estadual de Resíduos Sólidos e a Resolução SMA nº 38 de 02 de agosto de 2011, reafirma o compromisso do setor com o Governo do estado quanto ao contínuo desenvolvimento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), em cumprimento à Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002, que aplica a responsabilidade compartilhada para a gestão pós-consumo das embalagens vazias.

“A assinatura deste Termo tripartite reforça a importância do programa de logística reversa no campo para uma agricultura mais sustentável, estabelecendo os compromissos e responsabilidades compartilhadas de cada elo da cadeia produtiva, concretizando o modelo de sucesso do Sistema Campo Limpo”, destaca o diretor-presidente do inpEV.

A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo, com a presença do secretário estadual Eduardo Trani; do diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos; da diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb, Ana Cristina Pasini; do diretor do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb, Flavio de Miranda Ribeiro; do gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais, João Luiz Potenza, também da Cetesb; do diretor-presidente do inpEV, João Cesar M. Rando; e do presidente executivo da Andav, Henrique Mazotini.

Sobre o inpEV

Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Informações para a imprensa:
Ogilvy PR – Daniela Mesquita
T.: 11 3024-9324 | M.: 11 9.6644-7939
E-mail: daniela.mesquita@ogilvy.com


Fonte: