Desejo falar sobre
Veja se sua dúvida está dentro de uma das categorias abaixo:
-
-
Sistema Campo Limpo é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, no qual o inpEV atua como entidade gestora.
Presente em todas as regiões do país, o Sistema Campo Limpo tem como base o conceito de responsabilidade compartilhadas onde todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público) desenvolvem ações coordenadas e complementares específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.
-
A Lei federal nº 9.974/00 e seu decreto regulamentador nº 4.074 instituiu o conceito de responsabilidade compartilhada entre os agentes da cadeia agrícola no processo de recebimento e destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas e determinou os papéis específicos de cada um. A criação do inpEV, como entidade gestora do Sistema Campo Limpo, possibilitou integrar os diferentes elos e orientar o ciclo das embalagens pós-consumo desde o campo até a destinação final. Veja aqui os papéis e responsabilidades de cada elo da cadeia agrícola.
-
São recursos operacionais, parâmetros técnicos e questões legais ou normativas que orientam o caminho “de volta” das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
A evolução do conceito de logística reversa se deu a partir da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10 e sua aplicação na destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Saiba mais sobre os tipos de embalagens, passo a passo da destinação e as legislações e normas que orienrama logisítica reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
-
-
-
O Sistema Campo Limpo só recebe embalagens vazias de defensivos agrícolas classificadas em dois grandes grupos:
- Embalagens laváveis: são embalagens rígidas (plásticas e metálicas) e servem para acondicionar formulações líquidas para serem diluídas em água.
- Embalagens não laváveis: são embalagens utilizadas para acondicionar produtos que não utilizam água como veículo de pulverização, além de todas as embalagens flexíveis e as embalagens secundárias.
Saiba mais sobre os Tipos de Embalagens.
-
São 5 passos:
1) Lavagem das embalagens;
2) Armazenamento no campo;
3) Agendamento Eletrônico;
4) Unidades de Recebimento;
5) Destinação Final: Reciclagem ou Incineração.
Para saber um pouco mais sobre cada um deles, clique aqui.
-
A lavagem das embalagens é indispensável para a reciclagem posterior do produto e deve ser feita conforme norma específica (NBR 13.968) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A norma prevê dois tipos de lavagem:
- Tríplice Lavagem: consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia. Confira o passo a passo.
- Lavagem sob pressão: nesse sistema, a embalagem é encaixada no funil do pulverizador e a bomba do próprio equipamento gera a pressão para pressionar o bico de lavagem. A água limpa utilizada no processo é captada de um tanque extra, que pode ou não estar integrado ao equipamento. Confira o passo a passo.
-
As embalagens vazias devem ser armazenadas após a lavagem e com suas respectivas tampas, rótulos e caixas em um lugar adequado, separadas por tipo. Elas devem ser devolvidas na unidade de recebimento indicada pelo revendedor no corpo da nota fiscal até o prazo de um ano após a compra. As embalagens com sobra de produto devem ser devolvidas até seis meses após o vencimento. O agendamento da devolução pode ser feito eletronicamente.
Não esqueça de conferir como deve ser feita a preparação das embalagens para a devolução.
-
Para colocar em prática sua responsabilidade de promover a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias, como representante da indústria fabricante, o inpEV mantém parcerias com mais de dez empresas recicladoras. Essas empresas recebem e reciclam as embalagens vazias respeitando os padrões preestabelecidos de segurança, qualidade e rastreabilidade, as normas dos órgãos ambientais e as exigências legais.
-
Apenas sobras de defensivos agrícolas pós-consumo regularmente fabricadas e comercializadas podem ser devolvidas nas unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo. Ou seja, apenas as sobras adquiridas pelo produtor rural. Isso inclui:
- Produtos impróprios para o uso: registrados nos órgãos federais competentes com data de validade vencida, ou avaria que impossibilite o uso.
- Produtos em desuso: cujo registro foi cancelado, mas não proibido, não tendo mais recomendação de uso.
-
Entre em contato com a unidade de recebimento mais próxima de você para verificar o procedimento de devolução.
-
-
Podem se associar ao inpEV as indústrias fabricantes, registrantes ou importadoras de defensivos agrícolas e afins. Esses produtos são registrados nos termos da Lei nº 7802/89. Caso sua empresa se encaixe neste requisito e queira dar prosseguimento ao processo de associação, entre em contato por meio do nosso Fale Conosco.
-
Podem se associar ao inpEV empresas que produzem ou comercializam produtos registrados nos termos da Lei federal nº 7802/89. Para se associar ao inpEV entre em contato através do nosso formulário de Fale Conosco.
-
A destinação das embalagens vazias para a reciclagem ou incineração é uma responsabilidade exclusiva dos fabricantes de defensivos agrícolas, representados pelo inpEV. Desde que foi criado, o Instituto desenvolveu parcerias com empresas que reciclam as embalagens. No momento, essas empresas absorvem todo o volume destinado pelo Sistema Campo Limpo, portanto, não há previsão para estabelecer novas parcerias.
-
-
A responsabilidade pela implantação de locais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas é dos comerciantes, que devem indicar esse local para a devolução das embalagens na nota fiscal de venda ao agricultor. A viabilidade de instalação de uma nova unidade é normalmente discutida entre os revendedores de uma região, com o apoio do inpEV, prefeitura e parceiros locais.
Os postos devem ser credenciados ao inpEV para que as embalagens possam ser retiradas. Clique aqui para localizar uma Unidade de Recebimento.
-
O Sistema Campo Limpo conta com mais de 400 unidades de recebimento, localizadas em 26 Estados e no Distrito Federal e geridas por associações. Clique aqui para localizar uma Unidade de Recebimento.
-
No momento, o Sistema Campo Limpo só recebe embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas.
São embalagens laváveis rígidas (plásticas e metálicas) que servem para acondicionar formulações líquidas para serem diluídas em água. Nenhuma unidade de recebimento do Sistema está autorizada a receber qualquer outro tipo de embalagem.
-
O inpEV não possui programas para destinação de EPIs. Sugerimos que entre em contato com o fabricante do material para encontrar uma solução.
-
O Sistema opera apenas com as embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas e nenhuma unidade de recebimento está licenciada ou autorizada a receber outros tipos de materiais, a não ser em caráter especial dentro de projetos específicos.
-
-
O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo foi criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Clique aqui e saiba mais.
-
Anualmente são distribuídos kits de educação ambiental a escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo em todo o país. Esses kits são voltados para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e compreendem: caderno do professor, pôsteres temáticos, jogo colaborativo e outros materiais de apoio em sala de aula.
Caso sua escola queira participar do PEA, entre em contato com a central de recebimento mais próxima.
-
Todo ano o PEA promove um concurso de desenho e redação que premia estudantes de diferentes localidades do Brasil.
Os kits pedagógicos distribuídos por mais de 100 centrais de Recebimento do Sistema Campo Limpo serviram como inspiração para os alunos que se inscreveram nos concursos. Os desenhos foram elaborados pelos alunos do 4º ano e as redações, pelos estudantes do 5º ano. Para saber mais acesse.
-
-
Qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
-
Os alunos que finalizarem o curso poderão gerar o seu próprio certificado para impressão ou salvar em versão PDF. Para saber mais acesse o site: http://inpev.konviva.com.br/
-
-
-
O inpEV pode enviar materiais educativos que explicam como lavar e devolver as embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas. Entre em contato pelo canal Fale Conosco oficializando a solicitação e informe o endereço para postagem e seu CPF para constar na NF de Simples Remessa de envio dos materiais.
-
-
Por conta do grande número de solicitações acadêmicas que o inpEV recebe, não é possível atendê-las de forma individual. Por essa razão, todo o conteúdo sobre ao inpEV e o Sistema Campo Limpo está disponibilizado em nosso site.
Aqui é possível encontrar material sobre legislação, responsabilidades compartilhadas, logística das embalagens, destino final, unidades de recebimento, entre outros assuntos.
Recomendamos ainda, que faça o curso virtual sobre destinação final de embalagens vazias. O curso é gratuito e possui certificado de conclusão.
Também sugerimos a leitura do nosso Relatório de Sustentabilidade.
-
-
Acesse o nosso site por meio deste link para agendar a devolução das embalagens vazias. Para agendar, selecione o estado e verifique se a unidade está disponível para o agendamento eletrônico. Após escolher o local de entrega, clique em Ver Detalhes/Agendar. Verifique os detalhes do local de entrega, como horários e orientações gerais. Por fim, clique em Fazer Agendamento no final da página. Se ainda não tiver cadastro, é possível completar o formulário. Após realizar o cadastro, escolha a data e horário para devolução e finalize. Caso a unidade de recebimento escolhida não faça parte do agendamento eletrônico, entre em contato com a própria central por telefone para agendar. É possível consultar as unidades de recebimento de todo o país clicando aqui.
-