Governança Corporativa

Estrutura de tomada de decisão e princípios que orientam o trabalho

No âmbito estratégico, o principal órgão de decisão do inpEV é a Assembleia Geral, que tem a função de validar as diretrizes estratégicas de médio e longo prazos, além de aprovar os balanços econômicos e operacionais. Ela é formada por associadas contribuintes e pelo presidente do Conselho Diretor, ou pela pessoa por ele designada.

A Assembleia Geral também elege o Conselho Diretor, formado pelo diretor-presidente do inpEV, pelos representantes de cinco associadas contribuintes, e pelos representantes de entidades do setor.

O órgão é responsável por definir as diretrizes para o cumprimento da missão e dos objetivos sociais do Instituto, garantir o cumprimento da lei, proteger o patrimônio, zelar pela correta aplicação dos recursos e promover a sinergia entre os elos da cadeia produtiva agrícola. Também cabe ao Conselho autorizar o inpEV a representar suas associadas e aprovar os acordos e convênios firmados pela Presidência do Instituto.

No âmbito executivo, a administração é realizada pela Diretoria Executiva, liderada pelo diretor-presidente. O diretor atua como membro independente, ou seja, não está vinculado às empresas associadas, e é nomeado pelo Conselho Diretor.

O modelo de Governança Corporativa do inpEV está alinhado às melhores práticas do mercado e segue normas estritas de auditoria e controle.

Saiba quem participa do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

É constituído por três membros eleitos pela Assembleia Geral entre as associadas contribuintes.

Comitê Tributário

Facilita o alinhamento dos participantes do Sistema Campo Limpo a temas fiscais, tributários e societários nas esferas federal, estadual e municipal. É formado por profissionais do inpEV, da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. e por consultores externos.

Estrutura Operacional

A equipe do inpEV se divide entre a sede administrativa, em São Paulo, a operação das centrais de gerenciamento próprio e os CRO (Coordenadores Regionais de Operação).

Os processos do Instituto estão organizados em:

  • básicos: gestão da destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, do recebimento à disposição final;
  • administrativos: gestão financeira, de recursos humanos e de tecnologia da informação;
  • de suporte: orientação e apoio para que os agentes do Sistema cumpram as normas legais; educação e conscientização sobre a importância e a necessidade de proteção da saúde e do meio ambiente; desenvolvimento tecnológico e de projetos.

Os CROs têm a função de estimular a integração entre todos os agentes corresponsáveis pelo desenvolvimento do Sistema Campo Limpo, de modo que implementa regionalmente as ações do Instituto e apoia as unidades (postos ou centrais) em cooperação com os canais que comercializam defensivos agrícolas (distribuidores e cooperativas).

Filosofia de atuação

O inpEV é regido por um estatuto social que explicita os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e igualdade, base da atuação do Instituto. Na gestão do Sistema Campo Limpo, a organização vai além dos aspectos operacionais e oferece apoio e orientação à indústria, aos canais de distribuição e aos agricultores no cumprimento das responsabilidades definidas pela legislação; promove a conscientização sobre a correta destinação das embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas; e desenvolve atividades de educação ambiental para a sociedade.

Missão

Contribuir para a preservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, por meio da gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de resíduos sólidos, com envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.

Visão

Ser reconhecido mundialmente como centro de excelência na logística reversa de embalagens vazias de produtos fitossanitários e na área de resíduos sólidos agrícolas, sendo uma referência na prestação de serviços e tornando o Sistema Campo Limpo autossustentável.

Valores e princípios

  • Atitude integradora;
  • Inovação;
  • Integridade;
  • Responsabilidade socioambiental;
  • Segurança.

Clique aqui para conhecer o Código de Conduta do inpEV.