Em 2017, atuavam no inpEV 76 funcionários. Desse total, 34 eram mulheres e 51 homens. A maior parte deles trabalhava na região sudeste, o equivalente a 63%. Todos eles estavam abrangidos por acordos de negociação coletiva. Também faziam parte da equipe nove terceiros, todos contratados na região sudeste. Entre eles havia seis mulheres e três homens. O total de colaboradores, entre funcionários e terceiros (85), foi 35% maior que o registrado em 2016 em virtude da incorporação das novas unidades de recebimento.
Total de colaboradores por nível funcional e gênero | ||
Nível funcional |
Homens
|
Mulheres
|
Diretoria |
1
|
0
|
Gerência |
5
|
2
|
Chefia/Coordenação |
10
|
7
|
Técnica/Supervisão |
3
|
3
|
Administrativo |
12
|
5
|
Operacional |
21
|
2
|
Terceiros |
3
|
6
|
Aprendizes |
2
|
1
|
Estagiários |
1
|
1
|
Total por gênero |
58
|
27
|
Total |
85
|
Total de colaboradores por tipo de emprego e gênero | ||
Tipo de emprego |
Homens
|
Mulheres
|
Jornada integral |
57
|
25
|
Meio período |
1
|
2
|
Total |
58
|
27
|
85
|
Total de colaboradores por região e gênero | ||
Região |
Homens
|
Mulheres
|
Sul |
6
|
1
|
Sudeste |
27
|
30
|
Centro-Oeste |
10
|
3
|
Nordeste |
1
|
0
|
Norte |
7
|
0
|
Total |
51
|
34
|
85
|
O respeito à diversidade está contemplado no Código de Conduta do inpEV. O inpEV não admite discriminação de qualquer natureza, seja por raça, religião, faixa etária, sexo, convicção política, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, condição física etc. Em qualquer um dos processos internos, como recrutamento, seleção, promoção, avaliação de desempenho e capacitação, entre outros, os profissionais devem ser avaliados unicamente por suas condições de atender e se adequar às expectativas do cargo.
A mudança da sede administrativa, ocorrida em março, trouxe a vantagem de otimização das áreas e maior integração entre os funcionários, que agora dividem um mesmo espaço.
Outra ação importante foi a internalização da folha de pagamento, anteriormente terceirizada. Foi implementado, em 2017, o HCM, módulo do ERP Totus, software de gestão utilizado pelo Instituto.
Mais um destaque do ano foi a execução, em parceria com a área de Operações, de projeto para aprimorar a gestão de RH nas centrais gerenciadas por associações de revendas ou cooperativas. Foi desenvolvido um material didático com os temas prioritários nesse sentido, incluindo gestão de férias, horário, fornecimento de equipamento etc. A demanda por essa iniciativa era grande, devido à complexidade do tema. Os profissionais responsáveis foram inteirados do projeto nas reuniões realizadas com as centrais ao longo de 2017. Esse é um exemplo de como o inpEV atua na disseminação e orientação de boas práticas para as unidades de recebimento do Sistema que não estão sob sua gestão.
Jadilson Bezerra da Silva, operador da central de Rondonópolis, MT. A manutenção de um bom ambiente de trabalho, instalações adequadas e equipamentos de qualidade são preocupações constantes do inpEV.
Quando o colaborador ingressa no inpEV, pode notar a preocupação do Instituto em manter um bom ambiente de trabalho, com instalações adequadas e equipamentos de qualidade. O Instituto oferece planos de saúde e odontológico e incentiva a realização de atividades físicas. Na sede, executa, ainda, iniciativas de qualidade de vida, como ginástica laboral e distribuição de frutas no escritório.
A segurança nas operações também está sempre em foco, visando reduzir o número de incidentes. Foram identificados os riscos das atividades de recebimento e onde eles ocorrem em cada central, o que permite atuar preventivamente. Um exemplo foi a substituição das antigas facas para a retirada dos rótulos de embalagens pelos rebarbadores, que são mais eficientes e seguros. Todas as unidades do SCL já utilizam o instrumento.
Para ampliar esse olhar sobre as operações, em 2017, foi criado o cargo de Coordenador de Segurança, que está agregando conhecimento especializado à gestão. O objetivo é reforçar a atenção a esse tema nas centrais de gerenciamento próprio e orientar as demais unidades a adotarem as melhores práticas nesse sentido.
Taxas de saúde e segurança |
2015
|
2016
|
2017
|
||||||
Homem
|
Mulher
|
Total
|
Homem
|
Mulher
|
Total
|
Homem
|
Mulher
|
Total
|
|
Número de lesões |
2
|
0
|
2
|
1
|
0
|
1
|
2
|
0
|
2
|
Taxa de lesões |
25,79
|
0
|
15,29
|
3,79
|
0
|
3,79
|
22,50
|
0,00
|
12,20
|
Número de doenças ocupacionais |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
Taxa de doenças ocupacionais |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
Número de dias perdidos |
22
|
6
|
28
|
150
|
22
|
172
|
10
|
0
|
10
|
Taxa de dias perdidos |
286,66
|
112,71
|
214,08
|
569,18
|
83,33
|
652,51
|
112,50
|
0,00
|
61,20
|
Número de absenteísmo |
27
|
7
|
34
|
12
|
9
|
21
|
0
|
0
|
0
|
Taxa de absenteísmo |
2.826
|
1.052
|
2.104
|
45,45
|
34,09
|
79,54
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
Total de óbitos |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
Nota: as taxas são calculadas conforme o sistema de registro da Organização Internacional do Trabalho (OIT): número de lesões/doenças/dias/horas perdidas por HHT (horas homem trabalhadas, incluindo horas-extras) x 1.000.000.
Treinar e desenvolver os profissionais do inpEV é uma forma de mantê-los preparados para os desafios e de reter talentos. Em 2017, foram realizadas aproximadamente 1,2 mil horas de treinamento para os funcionários da sede, uma média de 15,34 horas por colaborador (considerando-se somente os próprios). Em 2016, essa média foi de 31,7 horas. Os funcionários das centrais próprias (45), por sua vez, passaram por 627 horas de treinamento, ou 13,93 horas em média por colaborador.
Todo o quadro funcional do inpEV passa por avaliação de desempenho. Os contratos de trabalho estão atrelados a remuneração variável e alinhados aos objetivos estratégicos do Instituto. Os operadores das centrais gerenciadas pelo inpEV também recebem gratificação, de acordo com as metas da unidade.
Média de horas de treinamento na sede do inpEV, por categoria funcional | |||
Categoria funcional |
Número de funcionários
|
Número de horas
|
Média de horas de treinamento
|
Diretoria |
1
|
4,00
|
4,00
|
Gerência |
7
|
43,50
|
6,21
|
Coordenação |
17
|
136,50
|
8,03
|
Supervisor |
6
|
14,00
|
2,33
|
Administrativo |
17
|
540,00
|
31,76
|
Operacional |
23
|
12,00
|
0,52
|
Aprendiz |
3
|
360,00
|
120,00
|
Estagiário |
2
|
55,50
|
27,75
|
Total |
76
|
1.165,50
|
15,34
|
Média de horas de treinamento na sede do inpEV, por gênero | |||
Categoria funcional |
Número de funcionários
|
Número de horas
|
Média de horas de treinamento
|
Masculino |
48
|
423,50
|
8,82
|
Feminino |
28
|
742,00
|
26,50
|
Total |
76
|
1.165,50
|
15,34
|
Média de horas de treinamento nas centrais de recebimento inpEV, por categoria funcional | ||||
Central inpEV |
Categoria funcional
|
Número de funcionários
|
Número de horas
|
Média de horas de treinamento
|
Alto Parnaíba |
Operacional
|
2
|
10,00
|
5,00
|
Supervisor
|
1
|
6,00
|
6,00
|
|
Uruçuí |
Operacional
|
5
|
9,00
|
1,80
|
Administrativo
|
1
|
9,00
|
9,00
|
|
Boa Vista |
Operacional
|
6
|
27,00
|
4,50
|
Operacional líder
|
1
|
27,00
|
27,00
|
|
Supervisor
|
1
|
0,00
|
0,00
|
|
Faxineiro
|
1
|
12,00
|
12,00
|
|
Taubaté |
Operacional
|
1
|
32,00
|
32,00
|
Supervisor
|
2
|
26,00
|
13,00
|
|
Administrativo
|
2
|
195,30
|
97,65
|
|
Rondonópolis |
Operacional
|
5
|
38,20
|
7,64
|
Operacional líder
|
1
|
45,10
|
45,10
|
|
Supervisor
|
1
|
13,10
|
13,10
|
|
Administrativo
|
1
|
21,10
|
21,10
|
|
Aprendiz
|
1
|
13,10
|
13,10
|
|
Faxineiro
|
1
|
12,10
|
12,10
|
|
Unaí |
Operacional
|
7
|
43,00
|
6,14
|
Operacional líder
|
2
|
39,00
|
19,50
|
|
Supervisor
|
1
|
10,00
|
10,00
|
|
Analista
|
1
|
32,00
|
32,00
|
|
Faxineiro
|
1
|
7,00
|
7,00
|
|
Total |
|
45
|
627,00
|
13,93
|
Média de horas de treinamento nas centrais de recebimento inpEV, por gênero | |||
Gênero
|
Número de funcionários
|
Número de horas
|
Média de horas de treinamento
|
Masculino |
36
|
430,80
|
11,97
|
Feminino |
9
|
196,20
|
21,80
|
Total |
45
|
627
|
13,93
|
Nota: a partir do relatório de sustentabilidade de 2017 o reporte das horas de treinamento nas centrais geridas pelo inpEV será feito separadamente do reporte das horas de treinamento da sede, uma vez que há diferenças nos objetivos e na frequência.