A inovação faz parte do dia a dia do inpEV, desde que, para iniciar suas atividades, o Instituto teve que desenhar um sistema de logística reversa para embalagens vazias de defensivos agrícolas inédito no Brasil.

Inovar significa definir estratégias e melhorar os processos, a fim de ganhar eficiência e ampliar a abrangência do Sistema Campo Limpo. Um exemplo é o recebimento itinerante, considerado estratégico para o funcionamento do Sistema. Em 2017, o SCL realizou 4,9 mil ações de recebimento itinerante, que se aproximaram dos produtores rurais com dificuldades para devolver as embalagens vazias nos postos ou centrais. A iniciativa é uma maneira de atender diversos municípios onde a construção de uma unidade física não se justifica.

Para tanto, a associação organizadora do recebimento itinerante promove campanhas de comunicação, que avisam os agricultores da realização da atividade.

Aumentar a capilaridade do Sistema é uma das preocupações do inpEV, que vem estudando outras formas de recebimento. Exemplos de como o Instituto vem buscando inovar em suas operações estão descritos a seguir.

Projeto

Central do Futuro

O inpEV firmou, em 2016, uma parceria com o Enactus Brasil para pensar os desafios dos próximos anos, em um horizonte de médio e longo prazo, com o objetivo de buscar inovações e ampliar a segurança e o atendimento das questões socioambientais. Em 2017, o projeto “Central do Futuro” foi analisado por oito times universitários da Enactus Brasil, desafiados a entregar uma proposta de unidade de recebimento de embalagens vazias inovadora, dentro dos padrões estabelecidos.

Os alunos da EEL/USP (Escola de Engenharia de Lorena-SP) e da UFES Alegre (Universidade Federal do Espírito Santo – campus Alegre-ES) foram os que se destacaram na apresentação de contribuições relevantes e conquistaram o prêmio durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2017, no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

A Enactus Brasil

Organização sem fins lucrativos que visa a estimular estudantes universitários a desenvolverem projetos para melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades, ao mesmo tempo em que melhoram suas habilidades para se tornarem líderes do futuro, com uma visão responsável sobre negócios. Está presente em 36 países e congrega mais de 70,5 mil estudantes universitários e seus professores em mais de 1,7 mil campi universitários ao redor
do mundo.

Inovação

na prensagem

O inpEV finalizou, em 2017, a implementação de uma prensa dupla na central de Rondonópolis, MS. O desenvolvimento desse equipamento teve como objetivo otimizar o processo efetuado por diversas prensas, de forma a conseguir uma execução com maior agilidade, redução de custos e menos uso de mão de obra.

A implementação começou em 2016 e foi finalizada dentro da meta. A central de Rondonópolis foi escolhida como piloto. Em 2018, o inpEV continuará trabalhando para aperfeiçoar o funcionamento do maquinário.

Portal

do Conhecimento inpEV

O inpEV desenvolveu, com lançamento no início de 2018, o Portal do Conhecimento inpEV. Em 2017, foram feitas entrevistas com os principais gestores, vídeos e análise de materiais já existentes para compor essa nova ferramenta.

Dessa forma, o inpEV está criando uma forma de registrar, organizar, disponibilizar e consultar de forma estruturada o conhecimento adquirido, para apoiar as tomadas de decisões e a continuidade das boas práticas adotadas pela organização. Também será uma forma de armazenar informações sobre o desenvolvimento da logística reversa no Brasil.