A inovação faz parte do dia a dia do inpEV, desde que, para iniciar suas atividades, o Instituto teve que desenhar um sistema de logística reversa para embalagens vazias de defensivos agrícolas inédito no Brasil.
Inovar significa definir estratégias e melhorar os processos, a fim de ganhar eficiência e ampliar a abrangência do Sistema Campo Limpo. Um exemplo é o recebimento itinerante, considerado estratégico para o funcionamento do Sistema. Em 2017, o SCL realizou 4,9 mil ações de recebimento itinerante, que se aproximaram dos produtores rurais com dificuldades para devolver as embalagens vazias nos postos ou centrais. A iniciativa é uma maneira de atender diversos municípios onde a construção de uma unidade física não se justifica.
Para tanto, a associação organizadora do recebimento itinerante promove campanhas de comunicação, que avisam os agricultores da realização da atividade.
Aumentar a capilaridade do Sistema é uma das preocupações do inpEV, que vem estudando outras formas de recebimento. Exemplos de como o Instituto vem buscando inovar em suas operações estão descritos a seguir.