A matriz de materialidade indica os temas que são relevantes tanto para os stakeholders (públicos de relacionamento) quanto para a alta gestão de uma organização. Enquanto os primeiros refletem a percepção externa dessa entidade, a alta gestão expressa a sua realidade cotidiana. A matriz de materialidade, portanto, traz um cruzamento de ambas as concepções.

A matriz do inpEV apresenta oito temas materiais, ou seja, relevantes para todos os públicos de relacionamento do Instituto. Para defini-la, foi adotado um processo dividido nas etapas de identificação, priorização e validação estratégica.

Os stakeholders consultados pelo inpEV nesse processo foram o diretor-presidente, os gestores do Instituto, especialistas externos, funcionários e associados.

Matriz de materialidade do inpEV

Matriz de materialidade

Temas materiais

  • 1 Educação e conscientização
  • 2 Expansão das operações
  • 3 Ecoeficiência operacional
  • 4 Logística
  • 5 Viabilidade econômica
  • 6 Diálogo e cooperação multistakeholder
  • 7 Desenvolvimento humano
  • 8 Inovação e tecnologia