A logística, que inclui o transporte das embalagens dos postos às centrais e das centrais aos parceiros responsáveis pela destinação final, é uma etapa fundamental para a excelência do Sistema Campo Limpo.
Graças ao Sistema de Informação de Centrais (SIC) e ao Sistema de Informação de Postos (SIP), este último já implementado em 155 dos 290 postos, o monitoramento em tempo real do estoque das centrais e postos subsidia a construção do planejamento logístico, que é analisado em reuniões mensais com a participação do transportador parceiro e de outras áreas do inpEV. Também há o acompanhamento dos volumes em trânsito e o controle sobre a origem e o destino de cada veículo e os tipos de materiais transportados.
O foco é alcançar o mais alto nível de eficiência com o melhor custo, minimizando também os impactos ambientais dos deslocamentos. Uma das soluções é a adoção do frete de retorno para as viagens entre as centrais e recicladoras e incineradoras. Nessa modalidade, o mesmo caminhão que entrega os defensivos agrícolas para revendas, cooperativas e agricultores faz o percurso de volta carregado de embalagens vazias.
A compactação dos fardos e sua disposição nos veículos também permitem que o maior volume de embalagens seja transportado, sempre em obediência aos parâmetros da legislação e prezando pela segurança de todos os usuários das rodovias e estradas brasileiras.