Voltar ao Site Principal

AGOSTO SETEMBRO 2019

Materiais didáticos do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, reconhecido como boa prática pela ONU

EM MOVIMENTO

Programa de educação ambiental do inpEV torna-se referência internacional na ONU

Iniciativa foi selecionada como caso de sucesso e publicada na plataforma de parcerias pelo desenvolvimento sustentável das Nações Unidas

O Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais (United Nations Department of Economics and Social Affairs – UN DESA) selecionou como boa prática e caso de sucesso na disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, desenvolvido pelo inpEV para promover a conscientização ambiental entre alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O reconhecimento partiu da ONU Meio Ambiente, principal autoridade global nesse quesito, responsável por promover a conservação e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

 

“É um reconhecimento que chancela nossa atuação em educação e conscientização ambiental, e podemos nos orgulhar da trajetória que vem sendo construída ao longo dos anos”, afirma Maria Helena Zucchi Calado, gerente de Sustentabilidade do inpEV. Todo ano, o PEA distribui gratuitamente milhares de kits educacionais para escolas de todo o país, a fim de conscientizar professores e alunos sobre responsabilidade compartilhada no gerenciamento de resíduos sólidos. Entre 2010 e 2019, cerca de 1,6 milhão de estudantes foram beneficiados com a iniciativa.

 

É um reconhecimento que chancela nossa atuação em educação e conscientização ambiental, e podemos nos orgulhar da trajetória que vem sendo construída ao longo dos anos

Maria Helena Zucchi Calado

Este ano, o programa distribuiu 9 mil kits educativos para 240 mil alunos de 2,5 mil escolas públicas e privadas de 324 municípios do país. O conteúdo desta edição, além de dar suporte em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), aborda os ODSs - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre os materiais do kit de 2019, há um jogo de tabuleiro colaborativo, em que as crianças têm a oportunidade de aprender sobre os ODSs e refletir sobre as atitudes sustentáveis antes e depois do consumo.

 

Essa iniciativa também contribuiu para confirmar o alinhamento das ações do inpEV aos princípios básicos da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o que permitiu que o instituto fosse aceito este ano como signatário do Pacto. O grupo – que reúne 800 membros no país e 9.900 no mundo, entre empresas e entidades sem fins lucrativos – defende dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, que estimulam as organizações a desenvolverem ações para enfrentar os grandes desafios da sociedade.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

Rumo a novas conquistas

Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas inaugura unidade em Taubaté (SP)

Dia Nacional do Campo Limpo completa 15 anos de sucesso!

A contribuição da Coopercitrus para o sucesso do Sistema Campo Limpo

InpEV participa da Estação Inovação da Enactus Brasil