Agricultores da Bahia levam embalagens para Recebimento Itinerante

Mais de 400 quilos de embalagens foram destinadas em ação em Gandu (BA), no final de janeiro

Neste início de ano, pequenos agricultores da região Baixo Sul da Bahia deram descarte correto para um total de 408 quilos de embalagens vazias de defensivos agrícolas durante a ação de Recebimento Itinerante realizada no município de Gandu (BA), de 25 a 27 de janeiro. 

Apesar das fortes chuvas que caíram durante os dias de recebimento, ao todo, 48 produtores rurais da região se dirigiram por conta própria a Gandu para devolver as embalagens nessa ação especial promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, em parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba). 

Participaram produtores rurais de seis munícipios do Baixo Sul do Estado da Bahia, incluindo além da Gandu, as cidades de Ibirapitanga, Itamary, Nova Ibiá, Piraí do Norte e Wenceslau Guimarães. 

“Esse último Recebimento Itinerante foi muito solicitado pelo pessoal das revendas da Região do Baixo Sul da Bahia. E mesmo as fortes chuvas ocorridas no período não assustaram os pequenos produtores, o que mostra que eles estão comprometidos com o descarte correto, inclusive entregando as embalagens devidamente lavadas", avalia Andréa Brito, gerente da Central Campo Limpo de Ilhéus (BA). 

Os Recebimentos Itinerantes visam atingir principalmente os pequenos agricultores que estão em propriedades rurais distantes das mais de 400 unidades de recebimento (centrais e postos) que integram o Sistema Campo Limpo em todo o Brasil. 

Essa modalidade de devolução permite que os produtores rurais cumpram com sua obrigação legal e com sua responsabilidade no Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos, que é referência mundial. O material recebido nessa ação especial segue para as centrais de recebimento mais próximas, onde são prensadas e dadas a destinação ambientalmente adequada. 

Cerca de 4 mil eventos de Recebimentos Itinerantes ocorrem, anualmente, em todo o Brasil. Com essas ações de recebimento de embalagens e as devoluções nas unidades credenciadas, o Sistema Campo Limpo destina 100% das embalagens vazias de defensivos recebidas de forma ambientalmente correta, sendo 93% recicladas e 7% incineradas. Desde 2002, o Sistema já destinou, adequadamente, mais de 750 mil toneladas de embalagens, e só no ano passado, foram 52.538 toneladas. 

Saiba mais sobre os próximos eventos de Recebimentos Itinerantes, clicando aqui