Unaí (MG) terá recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Iniciativa atenderá agricultores da região do Projeto de Assentamento Jiboia

Para facilitar a devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas, a central de recebimento de Unaí (MG), gerenciada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), vai realizar uma ação de recebimento itinerante no dia 25 de setembro. A iniciativa acontecerá no Projeto de Assentamento Jiboia, em Unaí, e vai atender também aos agricultores da região, inclusive de assentamentos vizinhos.

Os agricultores podem devolver as embalagens vazias devidamente lavadas e inutilizadas, juntamente com as tampas e caixas de transporte, cumprindo sua obrigação legal e fazendo sua parte no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas). O material entregue seguirá para a central de Unaí, de onde será encaminhado para reciclagem ou incineração. Em 2018, o Sistema realizou cerca de 4,6 mil ações em todo Brasil e já destinou mais de 530 mil toneladas de embalagens de forma ambientalmente correta, desde 2002.

“Ao se aproximar de agricultores de áreas remotas, o recebimento itinerante é uma modalidade essencial no Sistema Campo Limpo, ampliando a malha de recebimento que conta com mais de 400 unidades fixas em todo o país”, afirma Jair Furlan, coordenador Regional de Operações do inpEV. Promovida pelo instituto, a iniciativa tem apoio da prefeitura municipal de Unaí, associações de revendas da região, IMA e Emater-MG.

O recebimento acontecerá no dia 25, na sede da Associação Comunitária do PA Jiboia, das 9h às 16h.

Sobre o inpEV
Há 17 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Informações para a imprensa:
Ogilvy PR – Adriane Froldi
T.: 11 3024-9325 | M.: 11 99105 7831
E-mail: adriane.froldi@ogilvy.com


Fonte: