DIRETOR-PRESIDENTE
O inpEV encerrou 2018 com muitas conquistas a comemorar, apesar do cenário desafiador encontrado ao longo do ano. Atingimos um marco importante: a destinação ambientalmente adequada de 500 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas, desde o início das operações do Sistema Campo Limpo, em 2002. Pautados por uma atuação de excelência e fomentando a integração dos diversos elos da cadeia agrícola – agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público –, mantemos uma estrutura consonante com o crescimento da agricultura brasileira, compartilhamos o conhecimento adquirido ao longo da jornada, os princípios e procedimentos que nos trouxeram até aqui.
No último ano atingimos nossos objetivos com a destinação correta de 44.261 toneladas de embalagens vazias. Bem estruturado e maduro, o Sistema está preparado para receber e destinar corretamente 100% das embalagens colocadas no mercado brasileiro. Resultado consistentemente atingido nos últimos anos, em 2018 foram adequadamente destinadas cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) comercializadas no país.
O inpEV também está engajado na destinação adequada de sobras pós-consumo, que eventualmente tenham permanecido na posse dos agricultores. Em 2018, o Instituto deu continuidade ao seu projeto de recebimento desse tipo de material nas unidades do Sistema Campo Limpo, encerrando o ano com 103 centrais e 101 postos aptos para essa atividade. Foram destinadas, no último ano, 99,8 toneladas de sobras pós-consumo.
2018 também apresentou desafios e talvez o maior deles foi a greve dos caminhoneiros, que trouxe importantes impactos ao inpEV, uma vez que nossas atividades estão diretamente ligadas à logística. A administração dos problemas operacionais diretamente decorrentes da paralisação e os efeitos de custo derivados da nova tabela de fretes estabelecida exigiram do inpEV esforços e dedicação para a mitigação dos impactos.
Sempre abraçando as oportunidades de aperfeiçoamentos de gestão e de processos, no último ano o inpEV trabalhou em diversos projetos dedicados a ganhos de eficiência e produtividade, como a mudança no processo de limpeza de rótulos e bulas das embalagens plásticas rígidas, que passarão a ter uma limpeza automatizada feita por nossos recicladores parceiros, gerando ganho operacional e redução de custos; o projeto de reciclagem de embalagens rígidas não-lavadas, em substituição à incineração e a reestruturação da área de Suprimentos, que passou a contar com uma ferramenta de Strategic Sourcing que permite mais controle e eficiência nos processos de compras.
O inpEV também tem investido nos campos da segurança do trabalho e de processos. Cada uma de nossas unidades de recebimento de embalagens é gerida com todos os cuidados necessários, do ponto de vista ambiental, de segurança e higiene. Recentemente, o inpEV passou a refletir sobre a importância de realizar uma gestão mais centralizada e integrada dessa estrutura, em busca de ganhos de eficiência, redução de custos e maior segurança para todos os elos da cadeia. Iniciadas em 2018, essas discussões já estão avançadas e esperamos evoluir rapidamente nesse sentido em um futuro próximo.
Todo esse trabalho não apenas nos traz resultados concretos como rende o reconhecimento da sociedade, inspirando outras ações inovadoras e ajudando a difundir ainda mais as melhores práticas de logística reversa. Assim, foi com satisfação que em 2018 o inpEV esteve presente no evento CropLife China para apresentar suas bem-sucedidas experiências de recebimento e reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. Além disso, o Sistema Campo Limpo foi reconhecido como case de sucesso na obra Economia Circular, que trata desse conceito tão importante para enfrentar os desafios da sustentabilidade no mundo contemporâneo.
É com esse horizonte de melhoria contínua, e convencidos da importância de nosso trabalho para uma atividade produtiva que une eficiência e adequação às necessidades ambientais, que celebramos nossos resultados de 2018 e aguardamos um 2019 certos de novas conquistas.